Com o passar dos anos todas as partes do nosso corpo tendem a sofrer mudanças e, por consequência, a nossa pele também. No caso dos idosos é precisa ter cuidados redobrados. O envelhecimento da pele é um processo absolutamente natural, trazendo com ele a perda da hidratação, da elasticidade e oleosidade da pele. O envelhecimento a nossa derme (camada intermédia da pele, localizada abaixo da epiderme) faz com que a pele fique mais fina e frágil, logo, mais vulnerável a feridas, doenças e infeções.

Felizmente há formas de retardar este processo, ajudando a pele a envelhecer com mais saúde. São alguns cuidados diários que podem fazer toda a diferença na preservação da pele e no minimizar do envelhecimento.

Algumas dicas:

a) Banhos mornos (temperaturas altas secam ainda mais a pele dos mais velhos).

b) Uso diário de hidratante após o banho. É a altura em que os poros estão abertos e o vapor da água ajuda o bálsamo a entrar melhor na pele (também é no banho que o manto lipídico é parcialmente removido com os sabonetes). A hidratação é indispensável para manter água da pele, ajudando a que não descame e não coce. Quando mais natural for o bálsamo hidratante, tanto melhor.

c) Ingestão de alimentos ricos em antioxidantes. Estes alimentos combatem “ferozmente” as moléculas que causam envelhecimento precoce e morte das células.

d) Proteção do sol. O sol ele é essencial à nossa vida (produção de vitamina D na pele), mas é um acelerador do envelhecimento da pele e é muito agressivo, se não tivermos os devidos cuidados. Use protetor solar e um bom bálsamo para depois da exposição ao sol, tenha ou não assaduras ou queimaduras resultantes da exposição prolongada.

e) Ingestão de água. É um hábito fundamental para a saúde global do corpo e, em particular, para a pele. Como na terceira idade é natural sentirmos menos sede, é preciso criar a rotina de se beber pelo menos 2 litros de água, nem que para isso se tenha de forçar um pouco.

f) Cuidar dos Lábios. Os lábios sofrem, e muito, com o envelhecimento. Em tempo seco ou frio evite rachaduras com o uso de um protetor e hidratantes para o cuidado com os lábios.

Por fim, dizer-lhe que o nosso bálsamo Adelino, de origem natural e ancestral, foi estudado e desenvolvido para ajudar na preservação e recuperação da pele. Serve tanto para ajudar a preservar como para ajudar a recuperar a pele. No caso de assaduras no rabo dos idosos, deve sempre ser usada na troca da fralda ou no fim do banho, ficando assim uma camada protetora na pele. Também nas zonas secas da pele e de alguma fricção causada pela permanência numa determinada posição (sentado ou deitado) deverá ser usado regularmente.

Cuidemos daqueles que nos cuidaram toda a vida.

Deixe-nos as sugestões sobre temas, comentário e textos. info@adelino.pt