Os banhos de sol oferecem-nos momentos único e incríveis e sensações paz e bem-estar. O sol dá ao organismo benefícios como a vitamina D, que favorece a secreção de dopamina e serotonina, as hormonas da felicidade, ajuda a combater a psoríase e a acne, ativa as defesas e fortalece os nossos ossos. Porém, como já todos sabemos, sem os devidos cuidados o sol pode trazer grandes riscos para a saúde. Lembre-se que a sua pele tem memória e que o que fizer hoje deixará marcas amanhã. Aqui tem 7 cuidados necessários para que a sua derme não sofra mais do que deve neste verão:

1 – Limpeza: Antes de deitar-se ao sol elimine as impurezas, através de exfoliação corporal, por exemplo, alisará a pele e deixa-a pronta para o sol. Na época de praia realize a sua limpeza diária com fórmulas suaves que eliminem a sujidade sem alterar a camada ácida da pele.

2 – Hidratação e reparação: a falta de água na pele leva a um aspeto seco, apagado e até escamado. Além da hidratação normal, aplicar um reparador ira ajudar a criar um muro de proteção na superfície cutânea permitindo que a água fique retida no interior. O Adelino é um excecional reparador da pele. Dedique ao seu rosto uma atenção especial, dado que a pele nesta zona é muito mais fina e precisa de um cuidado mais específicos.

3 – Proteção: aplique o protetor solar, mínimo 30 FPS, meia hora antes de se expor ao sol, com a pele limpa e seca. Não esqueça que mesmo quando está à sombra ou quando está nublado é necessária uma proteção adequada.

4 – Tempo adequado: evite estar ao sol nas horas de máxima verticalidade (entre as 11h e as 16h da tarde). Comece a expor-se progressivamente, sobretudo nos primeiros dias de praia, não esqueça que os riscos de queimaduras na montanha ou mar aberto são mais elevados.

5 – Vestuário adequado: Escolha roupas leves, chapéus, echarpes e páreos frescos.

6 – Alimentação: não abuse do consumo de carnes e opte pelas frutas, verduras e alimentos ricos em antioxidantes, que o ajudarão a prevenir a degeneração celular e estimularão o fluxo sanguíneo da pele.

7 – Beber mais água: As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora, o seu corpo perde uma grande quantidade de água com o calor, pelo que a devemos repor constantemente. Beba muitos líquidos, além de água, pode ingerir gaspachos, sopas frias e saladas, que são grandes fontes de H2O.